Cubo Itaú

Cubo Itaú

Construir e compartilhar conhecimento são ideais que fazem parte do DNA da ITB. Com a missão de prover soluções de Inteligência de Mercado para impulsionar o mercado B2B no Brasil e no mundo, a inovação sempre esteve presente no mindset da nossa organização. Consequentemente, foi com muita satisfação que a ITB recebeu o convite para fazer parte do Cubo Itaú.

Os frutos dessa parceria vêm contribuindo para a formação de uma história de sucesso internacional. Pensando nisso, decidimos compartilhar aqui o trajeto da ITB junto ao Cubo Itaú, mostrando a importância dessa grande iniciativa e seu papel fundamental na inovação voltada à Inteligência de Dados para Negócios.

Se você quer entender por que a ITB se tornou a grande referência no assunto, esse case será bastante elucidativo. Confira!

Do nascimento ao topo do mercado: a rápida ascensão da ITB

A ITB foi concebida em 2013 como uma organização promissora, cujo objetivo principal era gerar demanda para as principais empresas do setor de Tecnologia da Informação. Em pouco tempo, no entanto, sua eficiência se transformou em potencial inovador: por meio da solução ITB360, criada em 2017, a ITB se tornou especialista em Inteligência de Dados para Negócios.

O protagonismo se justifica pela sua capacidade de disponibilizar ferramentas, informações e análises para fomentar estratégias de marketing muito mais assertivas nas empresas. Nesse sentido, esse tipo de trabalho traz consigo a necessidade de se manter atualizado, capacitado e em diálogo com outros especialistas no assunto. Não é de se surpreender, então, que o desempenho da ITB já vinha sendo notado.

No final de 2018, A Redpoint Ventures coroou essa trajetória com um convite muito especial.

A integração ao Cubo Itaú

O Cubo Itaú é um grande núcleo de empreendedorismo tecnológico — o maior e mais relevante da América Latina. Concebido em 2015 pela parceria entre Itaú Unibanco e Redpoint Ventures, esse centro de inovação tem como objetivo conectar os principais atores desse cenário para promover os mais variados diálogos.

Reunindo grandes empresas, empreendedores, universidades e investidores, o Cubo Itaú é um ambiente extremamente valioso, que fomenta discussões sobre tecnologia, novos modelos de negócio, estratégias de trabalho e uma série de outros fatores que instigam o pensamento inovador. Para isso, diversas atividades são desenvolvidas nesse espaço.

A dinâmica do Cubo Itaú

O novo prédio, inaugurado em 2018 na Vila Olímpia, em São Paulo, tem 14 andares e capacidade para 1.250 pessoas residentes. Divido em cinco verticais (varejo, fintech, indústria, educação e saúde), o espaço permite tanto a conexão direta entre os parceiros quanto a realização de eventos mais direcionados.

O próprio Cubo Itaú promove em média quatro eventos por dia em torno de temas como inovação, tecnologia e estratégia de negócios. O formato pode ser de curso, palestra, competição, desafio etc. Além disso, há uma plataforma online para que os membros e residentes se conectem, oferecendo vagas e encontrando talentos, por exemplo.

Para fazer parte do Cubo Itaú, uma startup deve oferecer uma solução com potencial escalável que já tenha sido testada por seus clientes. Nesse sentido, o convite à ITB foi motivado pela rápida identificação do seu potencial para (re)pensar a inteligência de dados.

A ITB em destaque

Em menos de um ano, os frutos dessa integração já podem ser notados. A presença no Cubo Itaú proporciona à ITB uma rica experiência, colocando-a em contato com outras mentes focadas no desenvolvimento e na aplicação de soluções inteligentes.

Além disso, os próprios interessados nesse tipo de solução também estão no Cubo, o que representa um diferencial importante. Afinal, ideias disruptivas surgem com mais força onde o diálogo vai além dos especialistas no assunto, trazendo também os donos da demanda: de startups a grandes corporações.

O contato com pessoas e organizações criativas é diário, o que agrega muito valor ao trabalho da ITB, sobretudo por envolver pessoas de diferentes áreas de conhecimento. Nesse cenário, mesmo um especialista em inteligência de dados é constantemente desafiado a pensar novas soluções, novas formas de atender a uma demanda, novos meios para transformar uma ideia promissora em realidade!

Em suma, a trajetória da ITB se alinhou a um importante momento do mercado, no qual o uso de dados estratégicos se tornou ferramenta crucial para os negócios.

O futuro da Inteligência de Dados para Negócios

O domínio da ITB sobre o uso de dados estratégicos ganhou destaque no Cubo Itaú. Com o objetivo de entregar a melhor experiência aos seus clientes em um tema que vem se tornando o foco principal de muitas discussões, o protagonismo foi inevitável. Afinal, os resultados falam por si mesmos.

As soluções da ITB permitem captar dados em tempo real com uma acuracidade duas vezes maior que a do principal concorrente. Em um ambiente como o Cubo Itaú, no qual temas como a transformação digital e a Inteligência de Dados para Negócios permeiam praticamente todos os debates, a presença da ITB se tornou obrigatória em qualquer discussão sobre essas tendências da tecnologia.

Um ponto relevante é que os benefícios são compartilhados por todos os envolvidos. No papel de autoridade do assunto, a ITB é capaz de fomentar o pensamento criativo em torno do uso dessas soluções nas empresas, sobretudo no desenvolvimento da inteligência de marketing.

Mais uma vez de olho nesse potencial, o Cubo Itaú convidou a ITB para contar sua história e discutir o tema em um evento em Macau, na China. Consolidando algo que já vinha gravado nos valores da empresa que já atuava em mais de 55 países, o evento será uma oportunidade de diálogo ainda mais amplo — a nível mundial — sobre inteligência de mercado. Certamente, muitos outros virão nessa esteira de sucesso.

Por isso, o Cubo Itaú é uma verdadeira encubadora de talentos e ideias produtivas, algo que potencializou o impacto da ITB no mercado. Assim, seguimos atuando em prol do fortalecimento desse tipo de trabalho colaborativo. Os frutos dessa história tendem a ser cada vez mais interessantes — tanto para a ITB, quanto para seus parceiros!

Gostou do post? Então compartilhe nas redes sociais e mostre esse case de sucesso aos seus colegas!

Data: fevereiro 29, 2020
Cliente: Cubo Itaú
Categoria: Business

Chat