Qual a importância e como fazer um pós-venda eficiente?

Quando uma empresa finaliza um negócio com seu cliente, isso não significa que o relacionamento entre as partes chegou ao fim. Assim devem raciocinar os gestores que têm o objetivo de obter os melhores resultados no mercado. O verdadeiro relacionamento ultrapassa a concretização de uma venda.

Após planejar a captação da atenção dos consumidores, transformá-los em leads e convertê-los em clientes, a empresa deve levar em conta a fidelização deles. A fidelização é bem mais barata que a captação de clientes, ou seja, trata-se de uma estratégia importante para reduzir custos. E trabalhar o pós-venda é fundamental para essa conquista.

Os dados revelam um cenário desmotivador: 85% das empresas brasileiras nunca realizaram o pós-venda; 70% não têm cadastro dos clientes. Neste artigo, mostraremos como é possível mudar esse panorama! Confira!

O que é pós-venda, afinal?

O pós-venda, como o próprio nome diz, é a etapa que tem início logo após a concretização de uma venda. É o atendimento que a empresa oferece aos clientes depois que eles fazem suas compras. E deve ser um atendimento continuado e não apenas um “muito obrigado”. Muitos clientes decidem a continuar ou não comprando em determinada loja devido à forma como ela presta esse atendimento e constrói o relacionamento.

Qual é a sua importância para os negócios?

Por meio do atendimento realizado depois da venda, o cliente fica sabendo o quanto a empresa se preocupa com ele, o quanto ela está interessada em satisfazê-lo, em vê-lo feliz com o produto e o serviço oferecidos. O objetivo mais importante dessa etapa é fidelizar os clientes, já que clientes fidelizados compram da mesma empresa e não de outra, concorrente.

Só é possível fidelizar clientes quando a empresa mantém uma relação duradoura com eles, ou seja, um relacionamento que se mantém durante o tempo, ao longo dos anos, ultrapassando a mera relação de negócios.

Se a empresa foca somente na venda de um produto ou serviço e esquece o futuro, ela está pensando de forma imediatista e não em longo prazo, que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Não são as vendas de um dia que farão o negócio prosperar, mas as vendas conjuntas, somadas, ao longo dos dias, semanas, meses, anos.

Considerando o quanto a fidelização é importante, vale lembrar dois pontos que repercutem positivamente na receita do negócio:

  • a fidelização é de 5 a 7 vezes mais barata que a captação de clientes novos;
  • a fidelização garante vendas permanentes, já que os mesmos clientes estarão sempre comprando na mesma empresa.

Como fazer um pós-venda eficiente?

Agora, vamos dar dicas de como efetivar o pós-venda com sucesso. Continue a leitura para, em seguida, colocá-las em prática!

Conheça seu cliente

Mapeie o perfil de cada cliente, analisando seu comportamento e criando a persona. A persona ajudará na definição de ações que serão implementadas, assegurando tomadas de decisões mais acertadas, engajamento e conversão. Sem o devido conhecimento da persona, a empresa nunca conseguirá estabelecer um relacionamento mais pessoal, que é necessário para convencer o consumidor a continuar comprando no mesmo lugar.

Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são ferramentas que permitem ao gestor identificar pontos fortes e fracos do negócio. Boa parte dos clientes está disposto a ajudar com sugestões e críticas. As respostas dadas nas pesquisas de satisfação ajudam a empresa a ajustar melhor seus processos internos para otimizar a construção de um relacionamento de confiança e duradouro.

Ofereça conteúdo de qualidade

Para fidelizar clientes, o e-mail marketing é uma estratégia muito importante. Mas há outros recursos que podem ser usados com esse objetivo, como os artigos postados nos blogs, os vídeos no YouTube, um e-book gratuito que explique seu produto etc.

O conteúdo de boa qualidade é aquele que contribui para que o consumidor solucione problemas reais, oferecendo informações valiosas. Não se trata somente de divulgar as vantagens dos produtos da empresa, mas em orientar o cliente por meio de dicas e informações relevantes.

Enfim, fica claro que o pós-venda influencia no aumento de vendas à medida que fideliza os clientes, levando-os a continuarem consumindo seus produtos e serviços e estimula esses clientes na divulgação da marca, levando novos consumidores a efetivarem negócios com a empresa.

Gostou do post? O conteúdo lhe foi útil? Aproveite para saber, então, mais detalhes sobre como aumentar as vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top