Mobile BI: entenda o que é e quais os benefícios para a empresa

Podemos resumir o conceito de Mobile BI explicando que se trata da versão mobile do Business Intelligence (ou melhor, Inteligência de Negócios, em bom português). O BI, por sua vez, é um conjunto de técnicas que procuram converter dados brutos em informações importantes para qualquer tipo de negócio.

Na versão mobile, o BI tem a finalidade de reduzir as barreiras de espaço e tempo, fazendo com que as análises se tornem mais práticas ainda.

Esse recurso tem condições de trazer insights mais precisos e associados a um determinado momento. E, com seu uso, torna-se possível acessar relatórios de qualquer local e a qualquer horário, sem a necessidade de se conectar ao PC ou notebook. Que tal saber mais sobre essa inovadora solução para a gestão de empresas? Leia e aproveite as dicas.

Como funciona o Mobile BI?

Como explicamos, basta alguns cliques para usar o Mobile BI em casa, na rua, no escritório, no avião, em qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite. O usuário pode efetivar ações sem a necessidade de estar diante de um computador. Pode visualizar e monitorar dashboards e indicadores em seu aparelho celular ou tablet. Essa flexibilidade torna mais fácil o trabalho diário.

As informações sobre Inteligência de Negócios alcançam os executivos por meio de relatórios completos (alguns com centenas de páginas), planilhas e outros meios similares. As ferramentas móveis permitem enviar aos executivos valiosas informações em tempo real, ajudando para que sejam mais pragmáticos e eficientes ao tomarem decisões.

O MBI, como também é chamado, funciona como um software-padrão. A diferença é que foi desenvolvido especialmente para os dispositivos mobile. O Mobile BI requer a instalação em celular ou tablet, aparelhos que possam se conectar de forma remota/sem fio ligado à internet, ou de uma rede móvel que se conecte a um servidor de aplicativos de Inteligência de Negócios principal.

É a partir dessa conexão que os profissionais recebem, enviam, solicitam dados e efetivam suas consultas. As soluções mobile podem ser acessadas usando um servidor na nuvem que oferece a Inteligência de Negócios de Software como Serviço (BI SaaS).

Quais são os benefícios de utilizar o Mobile BI?

Há muitos benefícios em usar o Business Intelligence Mobile. Primeiramente, podemos lembrar a importância da flexibilidade no que se refere à tomada de decisão: os executivos-sênior podem tomar suas decisões sem a necessidade de estarem presentes fisicamente na empresa. Isso contribui para tornar o trabalho mais ágil e dinâmico.

Fica mais fácil resolver problemas e monitorar o negócio mesmo que os gestores estejam em viagem, seja no Brasil, seja no exterior. Os profissionais responsáveis pela análise conseguem entregar insights e resultados rápidos aos superiores, melhorando o fluxo de trabalho.

O gestor (ou gestores) obtêm uma visão mais ampla da empresa, incluindo os eventos que estão se desenrolando no momento. As decisões são tomadas de forma mais abrangente e acertada.

A combinação de mobilidade e segurança ajuda a empresa a fechar uma quantidade maior de negócios, a solucionar problemas com mais eficiência e a aproveitar melhor as oportunidades que surgirem.

A integração das funções do BI móvel nos processos operacionais da empresa aumenta a penetração da Inteligência de Negócios em todos os setores e oferece benefícios na forma de informações adicionais. Sem falar que a possibilidade de utilização generalizada da ferramenta gera uma taxa maior de penetração de BI no negócio.

Como escolher uma boa solução de MBI?

Antes de escolher uma solução, convém analisar se a ferramenta é de utilização fácil, se é intuitiva para as pessoas que não são especializadas em Tecnologia da Informação (TI). Como a finalidade da ferramenta é se tornar uma solução mais acessível, a complexidade do uso seria um obstáculo.

Outro ponto importante é a personalização, ou seja, se é possível adaptar o produto às necessidades específicas do negócio. Por exemplo, o sistema pode contar com opções de visualização de dados diversificada.

É aconselhável ainda analisar com cuidado a marca fabricante, que deve gozar de boa reputação no mercado, o nível de experiência, a compatibilidade com as demandas da empresa. Avalie ainda como é o suporte oferecido e se o atendimento realmente é de boa qualidade.

Como implementar a ferramenta na empresa?

É preciso compreender que toda transformação deve ser gradual. Sempre há alguma resistência até que todos se acostumem. Isso porque os colaboradores sempre ficam em dúvida sobre a inovação, se realmente valerá a pena, se não tornará as coisas ainda mais complicadas e assim por diante.

Esse receio é natural. Os próprios gestores podem ter dúvidas sobre o assunto. Eles temem investir em uma inovação que não oferecerá os resultados esperados. Não adianta querer revolucionar processos da noite para o dia. Alguns setores podem ser mais lentos que outros para acompanhar a mudança.

A implementação do Mobile BI deve se efetivar de maneira cuidadosa, antecipada por um planejamento e um preparo para os funcionários. Dessa forma, a comunicação entre os setores não se perderá durante o processo de implementação da tecnologia.

Uma vantagem do MBI é que, de modo geral, seu uso é simples, o que promove um ajuste mais rápido da equipe de funcionários, o que não aconteceria se a nova solução fosse muito complexa.

Convém ainda estruturar bem os dados do negócio. Uma recomendação é trabalhar em centrais de processamento, armazenamento e gerenciamento de dados. Dessa forma, a ferramenta mobile poderá oferecer insights ainda mais ágeis e exatos a partir do volume de informações gerado.

É importante fornecer dispositivos móveis adequados a todos os funcionários para que as informações sejam utilizadas mesmo por pessoas que ainda não usavam sistemas de BI.

Vamos elencar algumas formas interessantes de implementar conteúdo nos dispositivos móveis (smartphones, tablets, wearables, TV Smart):

  • fornecimento de relatórios em PDF para um aparelho móvel;
  • site HTML5;
  • website (renderização HTML), em parte utilizando tecnologias proprietárias (Silverlight, Flash);
  • conexão de um aplicativo nativo com HTML5 (um aplicativo híbrido);
  • aplicativo nativo.

O Mobile BI é uma opção para a empresa que deseja se tornar mais produtiva e mais competitiva, acelerando o ritmo de seu trabalho e melhorando a qualidade dos resultados.

O que achou do conteúdo? Tem interesse em continuar recebendo informações atualizadas sobre o mundo dos negócios? Para isso, basta assinar a nossa newsletter e aproveitar as futuras leituras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top